Empreendedorismo

Você já pensou em empreender?

0

Muitas pessoas pensam em como gostariam de empreender e ter o seu próprio negócio ao invés de trabalhar para os outros. Para esse desejo se tornar realidade é necessário, no entanto, uma alta dose de planejamento, pró-atividade e cultivo de certas habilidades pessoais e profissionais. Também é necessário contar com um capital inicial, um plano de negócios bem elaborado e bom conhecimento do ramo em que se deseja investir. Se você já pensou em empreender e não sabe por onde começar, trouxemos algumas orientações que o ajudarão na definição inicial.

Leve suas habilidades pessoais para o mundo profissional

Se você demonstra uma grande aptidão natural em determinada área, esse pode ser o primeiro indício sobre qual pode ser o ramo do seu empreendimento. A transformação de habilidades pessoais em algo profissional traz grandes chances de sucesso, pois as atividades serão sempre feitas com paixão e naturalidade. Grandes empreendedores bem-sucedidos possuem trajetórias assim: desde jovens eram empenhados nas atividades que futuramente suas empresas levariam a cabo.

Desenvolva sua curiosidade e inovação

Empreendedores de sucesso precisam, necessariamente, ser curiosos e prezar pelas inovações. Em um mercado que se reinventa a cada dia, as empresas que não buscarem acompanhá-lo poderão ficar para trás, com processos e produtos obsoletos que deixam de interessar aos consumidores. Portanto, se você deseja empreender, a busca por novas soluções, novas roupagens, novos produtos e novas formas de atendimento devem fazer parte do seu campo de ação. É claro que a essência do seu negócio permanecerá, junto aos seus valores e à sua missão, mas aperfeiçoar e inovar também deve fazer parte dos seus objetivos.

Aprenda a liderar

Mesmo que você consiga uma equipe confiável, responsável e que esteja de acordo com os objetivos da sua empresa, você nunca deve deixar de fazer um acompanhamento constante e de se colocar à frente das decisões. Se você pensa em abrir uma empresa para poder fazer o seu próprio horário e poder ter tempo livre, deve repensar a sua ideia. O sucesso de sua empresa dependerá da sua dedicação contínua. Muitas vezes você trabalhará mais do que se fosse empregado em outra empresa.

Faça cursos para empreendedores

Cursos para quem deseja abrir o próprio negócio são altamente recomendados pelo Sebrae, pois conhecimentos formais são necessários. É recomendável que o empreendedor tenha conhecimento das responsabilidades inerentes a cada área da empresa, cultivando noções de contabilidade, recursos humanos, contratos e vendas, por exemplo. Além disso, ele deve trabalhar habilidades para a análise de conjuntura e do mercado.

Quem deseja empreender, mas quer começar devagar e ingressar nesse universo sem correr grandes riscos, é possível se registrar como MEI (microempreendedor individual) ao invés de logo abrir uma ME (microempresa), que exige muito mais burocracia para sua abertura e para seu encerramento. Como MEI o empreendedor paga um imposto fixo mensalmente e deve ganhar até R$ 60 mil ao ano. Para você que está começando, esse pode ser um bom ensaio antes de abrir sua grande empresa, não acha?

E então, agora você se sente mais seguro e consciente do que é necessário para se tornar um empreendedor?

Você pode gostar também
Saiba como atrair talentos de verdade para sua startup
Pensa em ter seu próprio negócio? Conheça empreendedores de sucesso

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

c187a6d349f54aa74406f3f2bc5c6e3f666666