Empreendedorismo

Quais as principais dificuldades encontradas por startups brasileiras?

0

Ter uma boa ideia nem sempre é o suficiente. As pequenas empresas brasileiras de base tecnológica — as startups — que o digam. A falta de incentivos políticos e econômicos e a pouca qualificação profissional no Brasil dificultam muito a tarefa de ter um negócio. Quer descobrir quais são as principais dificuldades encontradas por startups brasileiras? Então leia o post de hoje e saiba mais sobre o assunto!

As startups na realidade brasileira

Ao contrário dos Estados Unidos, o Brasil ainda engatinha quando o assunto é o desenvolvimento de empresas tecnológicas. Afinal, aqui estudantes inteligentes e ousados, mesmo com boa vontade, encontram dificuldade para colocar suas ideias em prática. Em muitos casos, eles desistem no meio do caminho ou buscam em outros países o incentivo que não receberam aqui.

Um dos grandes problemas apontados por especialistas na área é a falta de qualificação profissional. A carência de talentos é uma questão enfrentada em todo o mundo, mas no Brasil essa realidade é ainda pior.

Atualmente no País, o número de profissionais na área de ciência da computação é muito inferior se comparado ao tamanho do mercado brasileiro. Esse problema, segundo os especialistas, é reflexo da falha no sistema educacional (dados indicam que apenas 12% dos brasileiros entre 25 e 34 anos concluíram a faculdade).

Apesar de ter um dos maiores mercados mundiais de internet — sendo o 5º maior em número de usuários no mundo —, o País necessita de incentivos na área, tanto por parte do governo, quanto por parte dos empresários: o governo, por meio de incentivos fiscais e oferta de uma educação de qualidade, e as empresas, por meio de investimentos e apoio aos profissionais nacionais.

As parcerias para o sucesso

Apesar de lenta, a mudança no cenário nacional começa a aparecer. Um exemplo disso é a ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: a plataforma virtual iTec. A ferramenta é uma ponte interessante entre grandes empresas e as startups nacionais.

Um dos principais desafios das startups é justamente estabelecer parceria com empresas consolidadas no mercado. Mas por meio da iTec esse contato é possível. Jovens talentosos, cheios de iniciativa e criatividade, podem encontrar empresas fortes que acreditem em seus projetos. Ou seja, criatividade e inovação finalmente encontram oportunidade e segurança financeira.

Outra vantagem da plataforma é que ela apresenta justamente aquilo de que as grandes empresas estão precisando. Elas apresentam suas demandas e dificuldades internas, que podem ser solucionadas com a ajuda das startups.

Dicas para criar uma startup

Se você tem uma boa ideia de startup, alguns passos são fundamentais para colocá-la em prática. Separamos dicas fundamentais para você:

  • Estude: desenvolver um bom projeto e uma boa tecnologia exige dedicação e muito estudo. Busque informação e conhecimento com cursos de qualificação profissional, livros, eventos etc.;
  • Fique atento: estar atento às novas tecnologias e, em muitos casos, rever práticas é fundamental para o sucesso da sua startup;
  • Faça contatos: participe de eventos, congressos, concursos, além de uma boa oportunidade para buscar conhecimento e novidades na área, é uma excelente oportunidade para ampliar o seu networking. Estes contatos são valiosos na hora de colocar a sua ideia em prática;
  • Não tenha medo: assim como qualquer outra empresa, as dificuldades aparecerão e fazem parte do desenvolvimento do negócio. O importante é buscar soluções e saber que receber um “não” é normal.
  • Você já enfrentou alguma dessas dificuldades encontradas por startups brasileiras? Então conte para a gente qual é a sua experiência no assunto! Deixe o seu comentário!

    Você pode gostar também
    Termina hoje o prazo para a declaração do MEI. Veja o passo a passo.
    Fome de empreender
    1 comentário

    Deixe um comentário

    Seu comentário*

    Seu Nome*
    Seu Site/Blog

    ee8c7532a9eb991048d6294e5eaf3bc9}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}