Carreira

Plano de carreira: aprenda a planejar para atingir o sucesso profissional

0

Todo profissional deseja alcançar o sucesso através de um plano de carreira. Isso é um fato. Mas você sabe o que está dando certo e o que não tem funcionado na sua carreira?

A melhor forma de criar um plano de carreira, é olhar a sua própria vida profissional como se fosse uma empresa e atuar como um administrador. Procurar descobrir em quais departamentos desta empresa imaginária é preciso realizar mudanças e trabalhar de forma diferente.

O primeiro passo para começar a criar um plano de carreira e segui-lo é focar em aperfeiçoar sempre. O profissional que possui consciência de que deve estar sempre em uma busca por excelência já pode se considerar à frente de colegas que não possuem este tipo de preocupação. São as pessoas que mais valorizam a própria carreira que conseguem as melhores oportunidades no mercado, independentemente da área de atuação.

Quer aprender passos cruciais para atingir o sucesso profissional e polir sua carreira criando notoriedade em seu nicho? Apresentamos então 6 passos para você começar a construção de seu plano de carreira.

1. Descubra o que você quer

Para encontrar uma forma de crescer profissionalmente, primeiro é preciso ter certeza de o que você quer. Afinal, desejos diferentes dão origem a planos diferentes. Você quer avançar de cargo? Seu foco é dinheiro? Ou mudar de carreira? Considere qual é o seu objetivo antes de traçar qualquer meta ou planejamento. Se você ainda não sabe, é a hora de fazer uma boa reflexão sobre as suas ambições para o futuro.

2. Crie metas

Depois de definir qual é o seu objetivo, basta começar a encontrar maneiras de caminhar em direção a ele. É de extrema importância que estas metas sejam concretas. Determine para você mesmo uma meta fácil de mensurar, como algum ganho ou conquista específica. Se você deixá-las muito vagas, não conseguirá saber com certeza se as conquistou ou não.

3. Estabeleça prazos

As suas metas e objetivos precisam de prazos para serem eficientes. Afinal, é muito fácil nos acomodarmos diante de um desafio que não possui data para ser completado. O prazo serve como uma motivação a mais para completar os seus objetivos. Crie prazos realistas para cada etapa dos seus planos, considerando o tempo real que cada um deles levaria. Não exagere querendo resultados muito cedo nem muito tarde.

4. Invista em você

Apenas a vontade de crescer profissionalmente não será suficiente para conquistar este objetivo. Na maioria dos casos, você precisará investir em você mesmo. Pesquise cursos de especialização ou até pós-graduações na sua área de atuação. Converse com colegas e lideranças da sua profissão para determinar qual o melhor caminho a seguir. Também vale a pena considerar a ajuda de um mentor ou consultor que tenha mais experiência no mercado e na carreira.

5. Integre-se aos processos

Os negócios são como grandes máquinas, cheias de engrenagens em movimento. Só que o profissional não precisa ser só uma peça. São considerados melhores aqueles que procuram sempre estar por dentro de tudo que acontece na empresa e encontram formas de ajudar. É muito saudável para qualquer plano de carreira se tornar essencial ao local onde se trabalha, seja pelas contribuições concretas como também pela participação em processos importantes.

6. Considere o mercado

Cada área de atuação funciona de uma forma diferente. Podem existir muitas oportunidades em uma e poucas em outra. Também é importante levar em conta o perfil profissional de cada mercado e como você se encaixa nele. Analise e perceba se você não possui expectativas erradas em relação a sua área. Em vez de passar de cargo em cargo, talvez o ideal seja mudar de carreira.

O profissional que se preocupa em estar sempre em plena evolução é muito valioso para qualquer empresa e mercado. Os negócios podem melhorar quando se têm funcionários eficientes e interessados em buscar cada vez mais excelência. Assim, estes terão ótimas oportunidades. Você se encaixa nesse perfil de funcionário? Tem alguma sugestão que possa contribuir com esse post? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião e sugestões conosco.

Você pode gostar também
Emprego ou carreira?
Liderança Positiva: um novo modelo de liderança para esses novos tempos

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

96244523b9766e0afc93ddcf71957457;;;;;;;