Carreira Comportamento

Planejamento de carreira: vença a timidez com essas 7 dicas imbatíveis

0

Para entrar pela porta da frente no mercado de trabalho e fazer deslanchar a carreira escolhida é preciso determinação, foco e saber se posicionar diante das pessoas. Não adianta ser o candidato mais capacitado para uma vaga de trabalho se, na hora da entrevista, você não consegue expor seu conhecimento.

A timidez é um traço que, quando não contornado, pode atrapalhar tanto a vida profissional quanto a pessoal. Se você quer dar adeus ao frio na barriga, à voz trêmula e ao medo de falar em público, conheça agora sete dicas que te ajudarão uma vez por todas e fará que você vença a timidez!

1. Invista em você

Não existe fórmula mágica para vencer a timidez. O que existe é uma mudança gradativa de postura. Para isso, invista em capacitação profissional, faça novos cursos, leia mais e fique atento às novidades do mercado. Uma pessoa bem informada se sente mais segura e, consequentemente, tem mais facilidade em expressar suas opiniões.

2. Exercite a comunicação

Dê um passo de cada vez: comece o processo para vencer a timidez falando em pequenos grupos. Se você é estudante, seu grupo de estudos pode oferecer uma ótima chance de se comunicar mais.

Outra hora oportuna para exercitar a comunicação é durante as refeições. Nunca saia para almoçar sozinho, tenha a companhia de pelos menos um colega de trabalho e tente puxar assunto com ele.

3. Saia da rotina

Buscar experiências novas no seu dia a dia pode te ajudar a confiar mais em você. Tente um novo trajeto para o trabalho, converse com pessoas diferentes, ouça opiniões que divergem das suas e pratique uma atividade física coletiva, mesmo que prefira exercícios individuais. Aulas de dança, por exemplo, são ótimas para quebrar a rotina e superar seus medos.

4. Olhe nos olhos

Não fuja dos olhares. Conversar olhando os olhos das pessoas transmite confiabilidade e segurança. Além do contato visual, seu corpo é uma ferramenta de expressão, portanto mantenha a postura ereta: ombros caídos dão sensação de desleixo e desânimo.

5. Cuide de você

A timidez também pode estar ligada diretamente à sua aparência física. Algumas pessoas não se sentem à vontade com seu corpo, seus cabelos ou até mesmo com o uso de algum acessório corretivo, como óculos e aparelhos ortodônticos.

Contudo, pequenas mudanças podem dar o up grade que você precisa para ter mais segurança com o seu visual. Corte os cabelos de forma diferente, evite o excesso de maquiagem, invista em roupas do tamanho certo e cuide da sua aparência e, consequentemente, da imagem que você transmite aos outros.

6. Não se cobre tanto

O medo de errar aumenta a timidez, por isso, tenha sempre uma postura positiva e não seja tão rígido consigo mesmo. Jamais encare os erros como derrotas, mas sim como uma nova oportunidade de fazer diferente e melhor.

7. Se necessário, peça ajuda!

Como vimos, uma pessoa não deixa de ser tímida do dia para a noite, é preciso realizar pequenas mudanças diariamente. O mais importante é não perder o foco e saber que pode contar com a ajuda de amigos e profissionais, respeitando sempre seu limite. Por exemplo, se não está preparado para conduzir sozinho uma apresentação de resultados, peça a participação de um colega. Encare a timidez como uma escada da qual é preciso subir um degrau por vez para atingir o topo.

Você tem alguma dica para vencer a timidez? Qual é a sua postura em uma entrevista de emprego? Compartilhe conosco sua experiência!

__
Imagem Shutterstock

Você pode gostar também
Meditação: quais os benefícios?
Fui promovido, e agora?
1 comentário
  • Linda jan 23,2016 at 19:25

    Muito interessante o conteúdo. Mas minha reclamação são essas dores. Quando enfrentei uma crise de lombalgia, o médico me indicou desse colchão ortopédico. Alguém aqui conhece? Ouvi dizer que diminui até insonia.

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

47d8ade7943e8128bd7aed00db8ef418EEEEEEEE