Marketing & Vendas

Novo foco na nova realidade do Marketing

0

Durante muito tempo não existiu um universo tão grande de concorrentes e compartilhamento de informações, como se percebe no universo de negócios atual, assim o foco do Marketing era outro.

As empresas definiam produtos, esses eram “empurrados” para os pontos de vendas e o mercado adquiria os produtos sem grande poder de escolha, vide o modelo da longa vida dos chinelos brancos com tirinha e solados azuis, o qual não possuía muitos concorrentes e era padrão de uso para grande parte do mercado brasileiro. Entretanto, com o surgimento de novos produtos e o aumento do poder de percepção dos consumidores, o mesmo chinelo teve que se reinventar. Hoje todo mundo, independente da sua classe social, tem, ou já teve, uma Havaianas em casa e o mesmo deixou de ser um produto de supermercado com cara única para invadir inúmeros pontos de vendas mundiais e com diversos modelos de cores e características variadas.

“O marketing antigo morreu” destacou Philip Kotler no HSM Marketing 3.0 e Philip está com total razão em sua colocação. Antes os consumidores não possuíam meios para conhecer com exatidão todo o universo de empresas e produtos existentes, mas hoje, mais do que nunca, com o advento das redes sociais não é mais a empresa que empurra qualquer produto ao mercado e sim o mercado que puxa o exato produto que deseja das empresas. Com o acesso a informação e o compartilhamento das mesmas, os consumidores passam a ter o poder de saber o que, onde e como comprar o melhor para atender as necessidades, logo, o marketing vive uma fase nova, o foco atual é dia a dia fazer os consumidores tornarem-se verdadeiros fãs das marca, pois fãs são os melhores disseminadores de informações boas.

Todas as empresas (pequeno, médio ou grande porte) estão em todo momento expostas ao mundo, todos os dias surgem redes sociais novas e de nicho de mercado, como a Foodie.com, uma rede social destinada aos amantes da boa comida, com objetivo de oferecer aos usuários a chance de descobrirem novos sabores, receitas ou restaurantes. Diante disso, o empreendedor de um restaurante, por exemplo, não pode estar desatento a esta rede social, pois o concorrente pode através dessa rede social “roubar” o seu cliente.

O exemplo citado é apenas para englobar o assunto, entretanto, é mais do que real. Três pilares do Marketing são hoje fundamentais para as empresas atuarem com sucesso no mercado: branding, marketing digital e marketing de relacionamento. Ambos se convergem e são, ainda, novidade para muitas empresas, mas devem serem tratados com inteligência, exemplo de sucesso e modelo espelho nesses pilares chama-se Coca-Cola Company; o mercado está aberto e cheio de oportunidades para todas as empresas, cabe a cada uma fazer o melhor para ter mais fãs que as demais.

____
Imagem Shutterstock

Você pode gostar também
7 estratégias para uma gestão de qualidade impecável
Como competir com uma empresa grande

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

465c07c27a50029d1ec911d18a449551&&&&&&