Carreira Comportamento

Liderança Positiva: um novo modelo de liderança para esses novos tempos

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O momento é de grandes mudanças. O que dava certo antes já não funciona mais. As empresas estão obrigadas a mudar. A necessidade de criar e oferecer novos produtos e serviços provoca mudanças e reorganizações que acabam demandando novas formas de trabalho, novos negócios, novas competências e, finalmente, um novo modelo de liderança. A mudança mais significativa no conceito de liderança é provocada pelo surgimento deste novo capitalismo sem capital. Aos fatores clássicos de produção foi acrescentado um novo fator, o conhecimento, que criou as novas empresas e a nova sociedade que Peter Drucker chamou de “Sociedade do Conhecimento”. Nesta “Sociedade do Conhecimento”, a inovação, a informação e o conhecimento passam a ser mais tão ou mais importantes que o capital financeiro. As novas corporações foram constituídas com muito pouco investimento financeiro. Nesta nova sociedade, o “Trabalhador do Conhecimento” é dono dos meios de produção e do produto do seu trabalho. O trabalhador do conhecimento faz seus horários e controla sua produção, cuida do autodesenvolvimento, estabelece prioridades e não precisa estar subordinado a alguém que fiscalize seus horários e seu trabalho. Isso é radicalmente novo e muda completamente a forma de organizar e liderar pessoas. Não se consegue mais impor a antiga forma de gestão por presença, números, métricas, valores e prazos, através de estruturas hierárquicas, pré-definidas, departamentalizadas. Esta dificuldade acarreta uma inadequação dos sistemas clássicos de liderança, avaliação, recompensa e remuneração.

Esses novos tempos pedem uma nova organização das pessoas e, portanto, novos líderes, novos profissionais. A nova estrutura organizacional precisa incorporar essa flexibilidade e especialização. A organização das pessoas mais adequada é a de uma orquestra sinfônica, na qual o líder se torna mais um maestro que lidera especialistas. Um líder que define e transmite sua visão, fixa metas, mobiliza e incentiva. Mandar, impor, nunca mais. O desafio da nova Liderança é influenciar e mobilizar as pessoas, para que desenvolvam motivação para fazer o que “deve” ser feito. O desafio do novo líder é ajudar a criar o novo e mobilizar as pessoas para implantarem as mudanças. Pessoas flexíveis, adaptáveis, confiantes e otimistas vão superar outras, mais rígidas, medrosas e pessimistas, difíceis de mudar.

Para responder a essa demanda das organizações surge um novo conceito e modelo de liderança, a “Liderança Positiva”. “Liderança Positiva” é um conjunto de práticas e de estratégias que permitem que os líderes possam conseguir que suas equipes alcancem resultados espetaculares e desempenho muito além do esperado. A liderança positiva mostra que para obter resultados excepcionais, os líderes devem aprender a criar um ambiente extremamente positivo no trabalho. Eles devem aproveitar os pontos fortes de cada um em vez de simplesmente concentrar-se sobre os pontos fracos. Devem aprender a elogiar e promover emoções positivas como a compreensão, compaixão, otimismo, gratidão e o perdão. Devem desenvolver e incentivar as relações de apoio mútuo em todos os níveis, e fornecer aos liderados um profundo senso de significado e propósito do trabalho.

Ser um líder positivo significa cultivar um clima positivo, desenvolver relacionamentos positivos, manter uma comunicação positiva e, finalmente, criar, em cada um dos liderados, uma percepção de sentido e significado positivos de seu trabalho.

Pesquisas comprovam que a existência de Clima Positivo conduz a otimização da atuação dos indivíduos e dos grupos. Líderes afetam o clima organizacional pela forma como induzem, desenvolvem e demonstram emoções positivas. Induzir e fomentar emoções positivas (alegria, confiança, amor, apreciação, etc.) e reduzir emoções negativas (medo, raiva, ansiedade, etc) provoca um aumento significativo da capacidade cognitiva, da retenção de informações, da criatividade, e da produtividade das pessoas. Pessoas em grupo, com relacionamentos positivos, que dão e recebem apoio, compreensão, suporte, encorajamento e têm as suas necessidades psicológicas e emocionais atendidas reciprocamente, se sentem mais seguras e têm seu desempenho e produtividade aumentadas.

A busca de um sentido na vida é uma necessidade humana universal e a relação entre esse sentido e o significado do trabalho é fator fundamental. Os que consideram seu trabalho apenas como um emprego buscam ganhos financeiros e materiais e têm desempenhos apenas normais. Por outro lado, os indivíduos que fazem o que gostam e para quem seu trabalho é a sua vocação, buscam recompensas muito além dos benefícios pessoais ou financeiros e possuem desempenho muito acima do normal. Cabe ao líder ajudar cada um dos liderados a encontrar sua vocação e desenvolver um sentido e significado positivo de seu trabalho. O comportamento do líder é contagioso e tem um efeito exponencialmente multiplicador no grupo e na organização.

Para conseguir implantar os novos conceitos da Liderança Positiva, tem-se que ir além da mudança de comportamentos e atitudes. Tem-se que desenvolver novas crenças e valores. Tem-se que ter a coragem de acreditar que se pode ir além do normal, confiar na capacidade e na boa vontade das pessoas, nas possibilidades do virtuosismo e da excelência acima do limite.

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