Carreira

Fui promovido, e agora?

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De fato, a promoção faz parte do plano de carreira da maioria dos profissionais. Mas assumir uma equipe e novas responsabilidades não é tarefa simples e, normalmente, pode ser descrita como uma experiência transformadora. Muitas empresas contam com programas para identificação e preparação de novos gestores. Porém, a realidade ainda costuma trazer desafios e dificuldades.

Alguns fatores são muito importantes nesta fase de transição e estão relacionados a questões técnicas e comportamentais. Conheça agora algumas dicas para o profissional promovido se tornar um gestor mais competente e completo!

Entenda suas novas responsabilidades

O primeiro passo de um novo gestor é compreender, com clareza, todas as suas novas responsabilidades. É preciso entender quais os objetivos a serem alcançados pela equipe, incluindo novos projetos, otimização de processos, redução de custos e melhores índices de produtividade. Com base nessas informações, é possível elaborar um planejamento efetivo, considerando todas as demandas e expectativas da empresa.

Conheça o negócio e a estratégia corporativa

Para gerir uma equipe é fundamental conhecer profundamente o negócio e a estratégia corporativa, para então enxergar como as metas individuais e coletivas poderão suportar os objetivos macro. Esse entendimento permite também a tomada de decisões mais assertivas e coerentes, essenciais a uma gestão de sucesso.

Organize a rotina de trabalho

A organização deve fazer parte do cotidiano de todos os gestores. Por isso, é essencial listar todas as tarefas a serem realizadas — de entregas a pendências — e, então, estabelecer uma nova rotina de trabalho dedicada a acompanhar os colaboradores e monitorar todos os indicadores e resultados. É preciso, também, reservar tempo para reuniões, e-mails e atualização das informações.

Adote uma nova postura

Como gestor, é essencial que o profissional adote uma nova postura perante a equipe. Neste caso, aspectos como seriedade, foco, entusiasmo, determinação, humildade e engajamento, passam a ser necessários. As amizades não podem influenciar as avaliações de desempenho e a gestão deve estar baseada em imparcialidade e meritocracia.

Reforce o contato com outros gestores

Dentro da empresa, todas os departamentos são interligados por políticas e procedimentos. Por isso, é importante reforçar o contato com os demais gestores e também o networking. Vale lembrar que, em linhas gerais, todos são clientes e fornecedores internos. Desse modo, é necessário fomentar a colaboração e construir relacionamentos produtivos.

Peça feedbacks

O feedback é uma importante ferramenta para o desenvolvimento profissional e pode ser ainda mais interessante para os novos gestores. Assim, é interessante pedir a avaliação dos superiores, de outros gestores e da equipe. Essa prática favorece a criação de uma relação de confiança, além de possibilitar a correção de desvios e o aperfeiçoamento de alguns comportamentos.

Invista em uma formação gerencial

A formação gerencial é muito útil para os novos gestores. Esse conhecimento técnico permite uma visão mais abrangente da empresa, incluindo elementos relacionados a finanças, comercial, pós-vendas, produção e serviços, marketing, jurídico e recursos humanos.

Assim, é possível compreender melhor a estratégia corporativa, a interdependência dos resultados, o gerenciamento de riscos, as ações para redução de despesas, as práticas de gestão de pessoas e desta maneira, atuar de forma mais integrada e colaborativa.

Desenvolva competências comportamentais

Todo profissional promovido deve desenvolver algumas competências comportamentais básicas, tais como:
• Inteligência emocional;
• Maturidade;
• Poder de negociação e persuasão;
• Autoconfiança;
• Proatividade;
• Resiliência;
• Empatia;
• Potencial de liderança.

Ou seja, o gestor precisa aprimorar habilidades que possam transformá-lo em um verdadeiro líder. Para tanto, o coaching pode ser um excelente aliado, pois por meio de sessões estruturadas, o profissional conquista o autoconhecimento, reconhece seus talentos e limitações, aprimora características importantes e define novas metas.

E você, já foi promovido? Quais são as suas dicas para os novos gestores? Compartilhe conosco suas experiências!

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