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Entenda o conceito de brand equity e sua importância para os negócios

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O que define uma marca? O que torna um produto mais caro que o outro, mesmo esse outro sendo muito semelhante? Poucas pessoas sabem, mas, quando Antoine de Saint-Exupéry escreveu que “o essencial é invisível aos olhos”, ele poderia muito bem estar falando de brand equity sem sequer saber disso. Quer saber mais sobre esse assunto? Então não perca o nosso post de hoje:

O que é brand equity

Também conhecida como “equidade de marca”, a brand equity é um conjunto de valores intangíveis que atribuem valor a uma marca, agindo na percepção de seus consumidores através de diversos aspectos.

Os aspectos que atuam na percepção das pessoas são variados e, muitas vezes, subjetivos, mas englobam, principalmente:
• Os elementos de identidade da marca;
• O produto ou serviço em si;
• As associações relativas a ela que são provocadas pela propaganda, por exemplo.

Tudo isso provoca uma identificação do público com a marca e com tudo aquilo que é referente a ela.

A importância da brand equity

Sabe quando você consegue associar imediatamente um cheiro a uma determinada loja ou mesmo uma combinação de cores com uma marca específica? Ou quando você lê um texto em um blog e já associa aquele conteúdo a uma empresa? Tudo isso é resultado do que chamamos de trabalho de branding.

Fidelização

Muito mais do que a capacidade de provocar associações rápidas, é possível perceber o valor de um bom trabalho de branding quando um consumidor se fideliza a uma determinada marca sem conseguir sequer justificar os motivos pelos quais ele tomou essa decisão.

Valor da marca

Esse valor agregado é intangível, mas já existem diversos estudos e rankings nacionais e internacionais aplicando valor financeiro à equidade de uma marca. Os valores são hipotéticos, mas pense no quanto uma marca desconhecida pagaria para ter um reconhecimento imediato semelhante ao líder de mercado?

Isso não é possível, pois o trabalho de branding pode exigir um longo prazo até conseguir construir uma brand equity de força e relevância.

Como trabalhar a sua brand equity

É possível moldar o que você gostaria que as pessoas pensassem sobre a sua marca. É possível criar associações que permitam que você aumente o valor de seu produto e, com isso, consiga aumentar o seu preço, se for seu objetivo.

É só encarar a construção de uma marca como a construção de uma história, e ela é construída com estratégia, processo e análise. O branding não pode ser entendido como um conjunto de ações isoladas e desordenadas.

A construção de uma brand equity de relevância passa, primeiramente, pela definição de um objetivo central e da pesquisa de elementos associativos que façam a sua marca parecer e ser tudo aquilo que você deseja que ela represente.

A mensuração do valor de determinada brand equity exige diversas metodologias, mas é possível entender a sua importância para os negócios a partir do momento em que reconhecemos grandes marcas e percebemos o conjunto de fatores que a tornaram tudo que elas são.

Você sabia que elementos visuais associativos — como as cores — são fundamentais para a brand equity? Saiba como os tons podem afetar e persuadir um consumidor neste infográfico!

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