Carreira Comportamento

As chaves para o sucesso

0

Construir uma carreira sólida e ter sucesso é o grande sonho de todos. Para ter sucesso o importante mesmo é poder fazer o que você gosta e sabe fazer. Este é o primeiro passo. Atuar com as competências e preferências pessoais. As pessoas têm que entender que o sucesso só virá quando elas conseguirem fazer um trabalho que elas gostem de fazer e tenham competência para isso. Esse é o caminho. A pessoa tem que ter as preferências para fazer e as competências para exercer. Analisando a carreira dos profissionais que conseguiram chegar ao topo, você vai perceber que são pessoas muito focadas e centradas e que aplicaram até o limite a sua vocação ou dom natural. Além disso, no entanto, existem competências essenciais para se alcançar o sucesso e que, mesmo não sendo preferências, devem ser aprendidas e melhoradas. O mundo empresarial exige estas competências essenciais para o sucesso.

A primeira delas, não necessariamente pela ordem de importância, é a capacidade de influenciar pessoas, ou seja, a capacidade de fazer com que pessoas entendam o que você quer, acreditem em você, ou que coisas aconteçam porque você conseguiu que pessoas fizessem. Essa competência é fundamental em liderança, pois, nas novas organizações, líder não é aquele que impõe, mas sim aquele que influencia.

Outra é a capacidade de escolher, ou seja, optar-se por uma alternativa ou coisa e abrir mão das demais, ou de todo o resto. Todos nós temos uma dificuldade em escolher. Não pela dificuldade em optar, mas sim pelo medo de não estar fazendo a escolha certa, pelo receio de talvez existir outra alternativa melhor, ainda desconhecida. A arte de escolher é fundamental para a competência em tomar decisões e para a habilidade em negociar.

Uma terceira competência é a capacidade de ter empatia, de perceber o que os outros querem, e conseguir que os outros percebam o que você quer. Comunicação é a capacidade de perceber o que os outros querem e de mostrar aos os outros o que você quer. Só se vai fazer uma carreira de sucesso quem tiver uma comunicação adequada… com clientes, com fornecedores, com subordinados e superiores, ou seja, com a comunidade que o cerca.

A quarta competência é a capacidade de controlar pessoas e situações. Isso começa pelo autocontrole, pois quem não se controla, não vai controlar nada nem ninguém. Autocontrole não significa não sentir, mas sim reagir adequadamente ao sentimento. É claro que você vai sentir, mas não precisa reagir descontroladamente àquela situação ou aquele fato. O importante é saber usar o sentimento.

A última, mas não menos importante, é a capacidade de antecipação, de pensar na frente. O bom profissional é aquele que avalia e prevê o que vai acontecer, e não aquilo que já aconteceu. Para não ser pego de surpresa você, tem que antecipar, ou seja, estar vigilante. Portanto, estabeleça prioridades e interesses, defina aquilo que você precisa antecipar, e mantenha uma vigília estratégica. O futuro não é uma adivinhação, mas a conseqüência do que já está acontecendo.

As chaves para o Sucesso na carreira é ter um projeto, amplificar as competências naturais e desenvolver as competências essenciais.

Você pode gostar também
Qual o salário dos gerentes das maiores empresas no Brasil?
5 dicas de como ser promovido
1 comentário
  • 5 dicas de como ser promovido fev 11,2016 at 14:20

    […] mundo corporativo não adianta apenas ser um ótimo funcionário. É necessário ter um “algo mais” para ser percebido. Para ser notado é preciso se destacar e, para se destacar, o marketing pessoal é, […]

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

615becbf2e876141405c1922dfc1a5b7''