Carreira Comportamento

Aprenda como e onde fazer networking e alavancar sua carreira

0

A sua carreira profissional está estática e você tem dificuldade de entrar no fluxo de ascensão? O que pode estar faltando para você é focar em networking. Uma pessoa com a rede de contatos certa pode encontrar em seu caminho dezenas de possibilidades, alavancando a sua carreira e atingindo o sucesso almejado.

Entretanto, um bom networking não é algo tão simples de se construir. É preciso encontrar as pessoas certas, tratá-las corretamente e tomar determinados cuidados. E para te ajudar nessa missão, fizemos o post de hoje para que você consiga decolar sua carreira com um network bem estruturado. Descubra conosco a seguir!

Primeiramente, o que é networking?

Networking tem um significado simples: é a rede de contatos que um indivíduo mantém. Trata-se das pessoas com as quais ele tem contato e se relaciona, dando ênfase no âmbito profissional (net = rede + work = trabalho).

Um erro comum em iniciantes no empreendedorismo é captar contatos, mas acabar deixando a sua rede abandonada com o tempo, perdendo todo seu potencial. O objetivo do networking é justamente ter auxílio, quando necessário, das pessoas com quem se relaciona.

A força do seu networking pode ser medida basicamente por 3 fatores:
• relevância (segmento);
• autoridade dos contatos;
• e importância que você tem para eles.

Lembre-se disso principalmente se você é um empreendedor e deseja se aprimorar.

Sucesso na carreira? Networking pode ajudar!

O que o networking pode fazer por você exatamente? Essa é, com certeza, a pergunta motivadora para tomar a decisão de levar ou não a sério sua prática.

Vamos começar por dados, afinal, números não mentem e convencem! Em pesquisa realizada pela CATHO Online com 46.067 profissionais, 59,4% informou que a indicação foi a maneira utilizada para conseguir o emprego. Observe por um momento:quantas pessoas você conhece que conseguiram um bom emprego por meio do famoso “QI” (quem indica)? Elas conseguiram em virtude do seu bom trabalho de networking.

Além de ser uma ótima forma de conseguir a almejada vaga, a técnica facilita a ascensão profissional, aumentando as chances de crescimento dentro de uma empresa ou captação de novos clientes.

O simples fato de você conhecer — mesmo sem indicação — uma pessoa próxima de quem é responsável pela sua ascensão profissional já pode ser um diferencial. As pessoas tendem a buscar e gostar das semelhanças. Por exemplo, você fez networking com o dono de outra empresa que conhece seu potencial contratante e, em certo dia, seu potencial contratante o viu com esta pessoa. Automaticamente, ele terá boa primeira impressão de você. Em outras palavras, alavancar a sua carreira com um bom networking é mais fácil.

Escolha corretamente quem deve fazer parte da sua rede de contatos

Não saia distribuindo cartão na rua para montar a maior rede de networking da cidade. Ele deve ser estudado previamente para ser efetivo.

O primeiro passo é: em que área você está inserido? Ainda não tem? Pois é muito importante você descobrir.

A sua rede de contatos precisa estar intimamente ligada com a sua área de atuação profissional. Para descobrir quem pode ser um “contato quente” faça as perguntas a seguir:
• Quem está na minha área de atuação?
• Qual é o poder de influência e networking dessa pessoa?
• Em qual cargo está inserida e qual sua autoridade?
• Essa pessoa estaria suscetível a ajudar-me?
• Qual é o vínculo que eu já possuo com ela?

Essas são perguntas básicas e muito eficientes. Claro, você poderá ter bons contatos com influência ou cargo inferior, sendo importante lembrar que uma boa rede de contato é aquela que se adequa às suas necessidades.

Afinal, onde fazer networking?

Faça uma pesquisa dos meios de comunicação utilizados predominantemente pelos contatos que te interessam e busque encontrá-los. Redes sociais como Facebook e LinkedIn podem ser ótimas opções, mas não descarte ir até a empresa daquele seu “velho amigo” para deixar seu cartão.

Uma dica: saiba bem como usar as redes sociais antes de fazer o contato!

Reuniões informais são ótimas para fazer networking, como uma partida de futebol, comemoração de aniversário, entre outros. Procure estar inserido nestes meios!

Estratégias para aumentar sua rede de networking

Reunimos as principais estratégias para conseguir a sua rede de contatos e fazer um bom networking:

Comece se reconectando

Iniciar um relacionamento com estranhos pode ser difícil, por isso, uma boa dica é buscar se reconectar com quem você já conhece. Colegas de faculdade, antigos colegas de empresa e aquele amigo perdido são pessoas que podem estar dentro do seu segmento e aumentar o poder do seu networking.

Encontre conexões que gerem mais conexões

Os melhores contatos são aqueles que podem lhe apresentar outros, aumentando assim a sua rede.

Guarde dinheiro para fazer networking

Esse é um ponto que poucos levam em consideração. Você irá fazer conexões que podem ajudá-lo, correto? É provável que essas conexões estejam melhor financeiramente que você, consequentemente, os programas e locais frequentados exigirão um valor financeiro maior do que o que você está acostumado a gastar.

Pense em servir para ser servido

Assim como você está buscando contatos que lhe possam ser útil, os outros também. Por isso, pense em como você pode ser útil parar aquele contato e se disponibilize.

Ofereça e peça favores para manter a relação

Depois de realizado o contato, você encontrará a dificuldade em mantê-lo. Uma boa dica é oferecer favores. Alguns dias depois você pode pedir um favor. Mas cuidado, pois o favor deve ser simples e pouco árduo. É apenas para criar ou manter a conectividade.

Cuidados ao fazer networking

Ser bajulador não significa construir um bom networking, pelo contrário, já que a maior parte das pessoas enxergam isso com repúdio. Procure tratar o relacionamento de forma natural e evite falar sempre de “influencias” e profissionalismo. Tente criar intimidade orgânica e fazer amizade.

Viu como é simples aumentar sua rede de contatos? Bastar ter foco e disciplina. Deixe seu comentário.

Você pode gostar também
5 dicas para um planejamento financeiro excepcional
8 características de um empreendedor de sucesso
1 comentário
  • Fui promovido, e agora? nov 19,2015 at 14:17

    […] e procedimentos. Por isso, é importante reforçar o contato com os demais gestores e também o networking. Vale lembrar que, em linhas gerais, todos são clientes e fornecedores internos. Desse modo, é […]

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

831e9298e589e23e98d9de03decbf7ecWWWWWWWWWWWWWWWWWWW