Carreira Comportamento

9 dicas de como engajar seu time e ser um bom líder?

0

No universo corporativo, existe um consenso sobre a influência do estilo de gestão na performance das equipes. O capital humano é um elemento determinante para o crescimento e para o sucesso dos negócios. Por esse motivo, a pessoa que gerencia aspectos estratégicos, administrativos, operacionais e comportamentais tem um papel tão importante dentro de um empreendimento.

Entretanto, para ser um bom líder e executar esse papel com eficiência, é essencial desenvolver algumas habilidades específicas, bem como cuidar da atração e retenção de talentos, da satisfação e do engajamento dos colaboradores, do desenvolvimento dos profissionais e da formação de times de alta performance.

Conheça agora 9 dicas para se tornar um bom líder e ainda alavancar a sua carreira.

1. Trabalhe a inteligência emocional

O bom líder sabe lidar com suas próprias emoções e também com as de seus liderados. Para tanto, é preciso trabalhar esse tipo de inteligência, ganhando maturidade e autocontrole. Dessa forma é possível conduzir melhor as situações críticas e os conflitos cotidianos sem provocar um estresse adicional junto à equipe.

2.Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental na formação de um bom líder. Somente após a percepção e o reconhecimento de fraquezas, limitações, motivações, expectativas, prioridades e valores, é possível desenvolver características básicas à liderança, como humildade, empatia, inovação e determinação.

3.Mantenha a coerência

Um bom líder deve sempre manter a coerência entre seus discursos, ações e decisões. Uma gestão transparente facilita a construção de uma relação de confiança entre o líder e sua equipe, fortalecendo o engajamento e gerando comprometimento de todos.

4. Tome decisões e resolva problemas

O poder de decisão faz parte do perfil de um bom líder, sempre baseado em conhecimentos técnicos, informações atualizadas, experiências anteriores e contando também como a participação da equipe. Assim, é preciso evitar a procrastinação e atuar rapidamente para a solução de problemas, demonstrando proatividade, criatividade e foco no cliente.

5. Adote uma atitude positiva

A atitude positiva contempla uma série de fatores, como otimismo, entusiasmo, bom humor, empenho e gentileza. Essa postura melhora o ambiente de trabalho, aproxima as pessoas e reforça o senso de pertencimento.

6. Estabeleça uma comunicação efetiva

Um bom líder é também um bom comunicador e usa essa habilidade para compartilhar informações e conhecimento, alinhar expectativas e prioridades, orientar a equipe e, principalmente, para direcionar os esforços. Nesse caso, o poder de negociação, persuasão e a capacidade de escuta ativa se tornam ainda mais importantes.

7. Conheça a equipe

Para liderar é preciso conhecer profundamente cada membro da equipe, potenciais, características e valores pessoais, ambições e restrições. E, nesse contexto, é essencial respeitar as diferenças e valorizar as competências.

Somente assim o líder consegue estabelecer papéis, delegar responsabilidades, planejar treinamentos e capacitação de forma individualizada, otimizando os resultados. Essa atitude favorece a criação de equipes mais competentes, motivadas e preparadas.

8. Utilize o feedback

O feedback é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas e serve para promover o desenvolvimento dos profissionais. Por meio de conversas estruturadas, o bom líder deve elogiar e reconhecer o talento e o desempenho, mas também precisa corrigir comportamentos e orientar sobre quais competências podem ser aprimoradas.

9. Busque o aperfeiçoamento profissional

Um líder de verdade compreende a necessidade de um aprendizado contínuo, englobando questões gerenciais e comportamentais, tão exigidas em cargos de liderança. Por isso, é interessante investir em cursos, leituras e técnicas reconhecidas, como coaching e mentoring.

Você tem outras dicas de como engajar a equipe e ser um bom líder? Compartilhe sua opinião! Aproveite a visita em nosso blog para saber mais sobre networking e carreira.

Você pode gostar também
Qual a hora certa para minha pós-graduação?
Meditação: quais os benefícios?

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

b7d5a7e52cdc2a7004bf0c7f511cd876uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu