Carreira

8 características de um empreendedor de sucesso

1

O sonho de muita gente é ter a própria empresa, ser patrão de si mesmo e, finalmente, se transformar em um empreendedor de sucesso. Até aí tudo bem. Mas, será que você reúne as características que separam pessoas comuns das que se destacam no mundo dos negócios? Perseverança, autoconfiança, coragem de correr riscos e paixão pelo trabalho são apenas alguns dos ingredientes essenciais para que a receita dê certo. E a lista não para por aí. No post de hoje listaremos aqui oito características importantes que estão presentes em um empreendedor de sucesso. Então, acompanhe conosco e descubra como aprimorar suas habilidades!

Não tenha medo dos riscos

O empreendedor de sucesso é aquele que um dia na vida teve coragem de entrar de cabeça em uma atividade empresarial. Enquanto todos em volta duvidavam sobre o futuro daquele negócio, ele não teve dúvidas de que deveria tentar. Você é um desses que não tem medo de assumir riscos? Mesmo os negócios mais tradicionais têm um certo nível de risco e é preciso encará-los de frente para que tudo dê certo.

Seja persistente

Imagine um grande empresário de sucesso que sirva de exemplo para você. Imaginou? Agora pense se foi fácil para ele chegar até onde chegou e se não encontrou diversas pedras no caminho. Não há espaço para desistências, pois se ele fosse alguém que se rende às dificuldades facilmente, provavelmente você não estaria usando-o agora como exemplo. Empreendedores de sucesso são persistentes em tudo o que fazem.

Confiança em si mesmo

Pessoas bem sucedidas, normalmente, possuem uma dose extra de autoconfiança. É uma característica essencial para convencer os que estão em torno das suas ideias. É assim que se consegue adesão e a trabalhar melhor sob pressão. Quem não nasceu com essa característica, pode procurar meios de desenvolver isso através de cursos e terapias que ajudam a aumentar a confiança em si mesmo.

Amar o que faz

Provavelmente você já ouviu a máxima de que ‘se você ama o que faz, jamais trabalharás’. É muito difícil ser um empresário de sucesso e se manter no topo sem adorar o que tem para fazer todo dia. O que se transforma em um fardo, tem tempo certo para acabar. Se você ama o que faz, os obstáculos vão parecer muito menores e você terá força para ir adiante durante as todas as adversidades que surgirão pelo caminho.

Ter sede de conhecimento

O mercado não para de evoluir, seja em setores tradicionais ou em áreas tecnológicas. Por isso, é essencial estar sempre à frente dos concorrentes, com novas técnicas de marketing, inovações e soluções nos produtos ou serviços apresentados, etc. Empreendedores de sucesso estão antenados com tudo o que se passa ao redor. Quem tem sede de conhecimento é sempre a pessoa mais informada. E lembre-se que informação é poder.

Ser flexível

Diante de um mundo em evolução, você acha que uma pessoa bem sucedida é aquela que consegue se adaptar ou a que fica engessada nas mesmas ideias? O caminho do sucesso exige flexibilidade, com capacidade de mudar no melhor momento e na dose certa. Pessoas adaptáveis tomam decisões mais corretas e respondem melhor em horas de crise.

Ser ótimo em networking

Vamos combinar que colecionar cartões de visita não faz de você um especialista em networking. É preciso ter contatos significativos, de pessoas que trarão algum retorno e com as quais você consegue estabelecer uma conexão mais forte do que uma simples troca de cartão. Empreendedores de sucesso fazem isso naturalmente. Portanto, seja generoso e participe como alguém que também tem muito a oferecer na relação.

Saber gerenciar dinheiro

Um empreendedor de sucesso tem habilidade com dinheiro. Isso é fundamental. Essa pessoa sabe exatamente onde e quando investir recursos, fazendo isso com maestria. Lembre-se sempre que decisões financeiras ruins, com gastos em coisas não importantes, podem rapidamente destruir o futuro de uma empresa.

Agora que você já sabe das características que um empreendedor de sucesso precisa ter, é hora de você correr atrás delas e buscar desenvolvê-las. Ainda tem alguma dúvida ou gostaria de deixar um questionamento? Então comente o post e participe da conversa!

Você pode gostar também
3 dicas para um gestor de RH montar um bom currículo
Gostaria de achar um novo emprego. O que devo fazer?

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

3437df2d7fa53c7a7ac5c4b32906d85eoooooooooooooo