Carreira

6 dicas de recolocação profissional para o mercado de trabalho

Recolocação Profissional
0

Se por algum motivo você está buscando recolocação profissional no mercado de trabalho, seja por ter sido demitido ou por ter se afastado voluntariamente, algumas estratégias podem ser importantes para que você consiga esse retorno com sucesso e de acordo com suas verdadeiras aspirações. Pesquisar empresas, organizar seu currículo, fazer cursos de reciclagem e outras medidas, fazem parte do processo de recolocação profissional. Quer saber mais sobre essas e outras dicas para voltar ao mercado de trabalho? Então acompanhe conosco o post de hoje!

Organizar as finanças para fazer escolhas conscientes

Após uma demissão ou uma retirada voluntária de um trabalho é preciso organizar as finanças para que a recolocação no mercado de trabalho seja realizada de maneira consciente e sem desespero. Isso significa que você não retornará ao mercado de trabalho aceitando qualquer coisa, mas sim em uma empresa e em um cargo que realmente condiz com sua formação, suas habilidades e com suas aspirações.

Atualizar o currículo

Aproveite esse momento de pausa entre um emprego e outro para atualizar e organizar o seu currículo. Inclua suas últimas experiências profissionais e seus últimos processos de formação. Inscreva-se em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, e atualize seu portfólio, se for o caso. Ao se candidatar para vagas específicas, adapte seu currículo para ressaltar suas melhores experiências e aptidões para esse cargo.

Fazer cursos e frequentar palestras

Esse momento entre um trabalho e outro pode ser usado para você fazer cursos de reciclagem, frequentar palestras e se recapacitar para retornar ao mercado de trabalho. Se você deseja mudar de área, este pode ser o momento certo para se preparar e aprender novos conhecimentos. Se você foi afastado de um cargo por não saber falar inglês, por exemplo, que tal aproveitar esse momento para correr atrás dessa formação?

Fazer networking

A admissão em muitos empregos é feita através do contato entre pessoas em um networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais. Se você deseja se recolocar no mercado de trabalho, aproveite seus contatos pessoais e profissionais para dizer que você está procurando um emprego em determinada área e que possui tais aspirações. Você pode ser indicado, recomendado e receber muitas dicas importantes para que retorne ao mercado.

Protagonize seu processo

Ficar de braços cruzados esperando que a sua recolocação profissional aconteça automaticamente é o maior erro que você pode cometer. Ficar se vitimizando por ter sido demitido ou por não estar conseguindo se recolocar no tempo que você gostaria também não é o melhor caminho. Para se recolocar, você precisa, sobretudo, protagonizar o seu processo de busca através de diversas medidas, como as apresentadas anteriormente nesse post. Por mais que você seja útil em diversas empresas, você é o mais interessado em ocupar um cargo e voltar a trabalhar. Portanto, seja pró-ativo nesse retorno e cumpra todas as medidas necessárias para que ele aconteça.

Prepare-se para as entrevistas

Se você foi chamado para entrevistas, prepare-se previamente para elas e cumpra regras básicas: vá bem vestido, seja pontual, responda as perguntas do entrevistador, faça perguntas para demonstrar interesse na empresa, não minta em nenhuma pergunta ou comentário e demonstre tranquilidade. Esse conjunto de posturas darão grandes chances de recolocação para você.

E então, o que você achou de nossas dicas de recolocação profissional para o mercado de trabalho? Você está pronto para colocá-las em prática e alcançar o sucesso em sua nova fase de vida? Para esse e outras assuntos, curta nossa página do Facebook e qualquer dúvida, escreva pra gente!

Você pode gostar também
Planejamento de carreira: vença a timidez com essas 7 dicas imbatíveis
Prepare-se para ser o profissional do futuro

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

43dd908f10b33df8eba81f437de48a78yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy