Carreira Comportamento Empreendedorismo

5 dicas para um planejamento financeiro excepcional

0

Manter as contas em equilíbrio é uma parte da caminhada para o sucesso dentro de uma empresa. Organizar e atualizar um planejamento financeiro é uma iniciativa primordial para uma atitude empreendedora. Esse malabarismo dos números parece muito simples para alguns, mas, para boa parte das pessoas, é um assunto que gera muita dor de cabeça. Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão te ajudar na hora de organizar as finanças que cercam sua rotina. Confira a seguir!

Conheça suas receitas e despesas

Parece muito óbvio, mas, acredite, a maioria das pessoas não sabe o quanto ganha e o quanto gasta. Se você se encaixa nesse grupo, em um primeiro momento, é importantíssimo que você pegue um lápis e papel e anote todas as suas receitas e despesas.

Para quem depende de uma remuneração variável, vale calcular uma média dos últimos 3 meses e tomar esse resultado como base para sua receita mensal. A premissa básica aqui é: receitas devem sempre ser maiores que despesas.

Permaneça no seu padrão de vida

Sempre que surgir aquela vontade de sacar o cartão de crédito do bolso e comprar um determinado produto, pergunte-se: eu preciso mesmo disso? Vivemos em uma sociedade que estimula o consumo, com novidades sendo lançadas a todo instante e que deixam o consumidor contra a parede na hora de pensar se compra ou não.

É importante aceitar o padrão de vida que se encaixa no nosso planejamento financeiro e começarmos a fazer certos questionamentos, como: “será que um barzinho em um bairro mais simples não vai me proporcionar o mesmo nível de diversão que nesse bar luxuoso?”.

O dinheiro tem valor no tempo

Muito cuidado ao parcelar compras, afinal, o dinheiro possui valor no tempo. Mesmo que o vendedor permita que você parcele em leves 5 prestações sem juros, nós vivemos em um cenário econômico cheio de influências externas.

A inflação corrói o poder de compra do seu dinheiro e, em momentos de índices elevados, a parcela que você pensava custar x, mesmo sem juros, vai custar, na verdade, duas vezes a menos para o seu planejamento financeiro. O recomendável é sempre comprar à vista.

Pesquise antes de comprar

Se vai fazer uma compra, é essencial que você faça uma pesquisa de preços antes. Você vai se deparar com variações de até 100% se pesquisar bem. E não estamos falando de andar de loja em loja olhando as etiquetas nos produtos. A internet é sua maior aliada nesse momento, bastando uma busca eficiente em sites especializados no seu objeto de desejo para evitar aquele arrependimento quando encontrar uma oferta mais barata de um produto que você já comprou.

Estude os investimentos

Depois que seu planejamento financeiro estiver consolidado e você notar um dinheiro extra, vale a pena aplicá-lo e aproveitar seus rendimentos. Estude as diversas modalidades que as instituições financeiras oferecem para rentabilizar seu dinheiro, considerando o cenário econômico em um todo para maximizar seus ganhos. Existe muito conteúdo gratuito na internet acerca desse assunto.

Dica: o 13˚ salário é uma ótima oportunidade para começar os investimentos!

Não ignore a importância de praticar um planejamento financeiro. Os benefícios logo serão notados na sua rotina. Se você quer empreender e iniciar o seu negócio, as dicas que passamos aqui também valem para serem aplicadas em sua empresa. Agora, que tal aproveitar e ler um pouco mais sobre empreendedorismo?

You may also like
Qual o salário dos gerentes das maiores empresas no Brasil?
Como competir com uma empresa grande

COMENTE

Comentário*

Nome*
Blog/Site