Carreira Comportamento

5 dicas de como ser promovido

0

Todos querem ascensão profissional. Desde o office boy até a gerência, se lhes perguntarem sobre o que deseja na profissão, a resposta certamente será o alcance de cargos mais altos. A ambição é uma qualidade do ser humano e é por isso que buscamos sucesso, poder ou qualquer outro tipo de reconhecimento. E com certeza você não foge a regra.

No mundo corporativo não adianta apenas ser um ótimo funcionário. É necessário ter um “algo mais” para ser percebido. Para ser notado é preciso se destacar e, para se destacar, o marketing pessoal é, definitivamente, a melhor forma, da mesma maneira que uma empresa usa o marketing para ter seu produto conhecido, apreciado e comprado. Para alcançar essa tão sonhada promoção, confira a seguir 5 dicas para você ser, enfim, promovido!

Desenvolva seu lado de líder

Quanto mais alto for o posto que almeja, maior deverá ser o espírito de liderança. Há quem seja um líder nato, mas se esse não é seu caso, você pode aprender a ser um trabalhando essas competências:
• Inspiração: acreditar nas pessoas e valorizar as características individuais de cada um;
• Comunicação: todo líder deve saber transmitir ideias, tarefas e valores;
• Ter iniciativa: ação! Essa é a palavra-chave para essa competência;
• Tenha ética: seus liderados serão o seu espelho, tenha ciência disso;
• Solidário: um bom líder esta sempre pronto a ajudar e ouvir seus companheiros.

Entenda o que você faz e porque você faz

É preciso ter visão sobre os processos da empresa. Isso significa poder promover melhorias tanto no seu trabalho quanto no de outros colaboradores. Sim, se o que almeja são postos mais altos, você deve entender sobre o trabalho dos demais.

Trabalho em equipe

Essa é, com certeza, uma das principais habilidades que se busca no mercado de trabalho. Ofereça ajuda mesmo sem ser solicitado. A interação do individuo com a equipe cria laços de confiança e torna o ambiente de trabalho mais saudável. Mas para ter sucesso com a equipe, é preciso seguir algumas práticas:
• Compromisso: é preciso trabalhar até que o objetivo da equipe seja alcançado. Aqui, seu objetivo é o coletivo e não o individual;
• Autocontrole: Respeito e controle emocional são essenciais para a harmonia e produtividade do grupo. O individuo sem essa competência acaba contaminando o ambiente e gerando conflitos desnecessários;
• Ser flexível: nem sempre a sua ideia ou opinião será aprovada por todos. É preciso saber ceder em prol da maioria. Com essa atitude, a aceitação e aprovação virão mais facilmente.

Visibilidade e prontidão

Seja o primeiro a levantar a mão quando precisarem realizar tarefas extras. Independe se a ajuda será para o seu superior ou para um amigo de trabalho. Supere as expectativas deles e com certeza você será notado por todos de maneira positiva.

Tenha paciência

Não pense que você fará isso tudo e na semana seguinte a promoção irá bater a sua porta. As coisas podem não acontecer no tempo planejado, mas manter a motivação elevada até que a oportunidade aconteça é essencial. Tenha foco e determinação. Não basta apenas apresentar bons resultados para a empresa, é também preciso estabilizar-se na organização para que surja a oportunidade de promoção.

Uma dica valiosa: quanto melhor ser humano for — em sua ética e moral —, melhor profissional será. Agora que aprendeu essas dicas, você já sabe em qual área irá atuar? Caso ainda haja alguma outra dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo e participe da conversa.

___
Imagem Shuterstock

Alessandro Temperini
Diretor de criação, gestor de conteúdo web e comerciante virtual.
Você pode gostar também
Fui promovido, e agora?
Plano de carreira: aprenda a planejar para atingir o sucesso profissional

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

e5cfe26f120daeb36c1a1bd3f77537d844444444444444