Carreira

4 dicas para se tornar um profissional competitivo

0

Preocupar-se com sua competitividade no mercado de trabalho é tarefa que começa já no início da graduação, quando se estabelecem as bases de uma boa formação profissional e acadêmica. Entre as várias necessidades do mercado de trabalho atualmente, estão o conhecimento avançado de línguas estrangeiras, a realização de cursos de capacitação técnica e a participação em programas de estágio. Ou seja, é imprescindível começar cedo para conseguir boas vagas nas melhores empresas do país.

Confira essas dicas sobre como se tornar um profissional competitivo:

Tenha um plano de carreira

O primeiro passo para se tornar um profissional competitivo é ter um plano de carreira. Saber desde já os objetivos que você quer atingir facilita a difícil tarefa de traçar a direção exata de sua carreira. Depois de escolhido um curso superior e passado o vestibular, agora é hora de focar em seus objetivos profissionais.

Administre bem seu tempo para permitir que a prática seja conciliada com embasamento teórico. Assim, você não será somente um profissional com bagagem acadêmica, mas também com efetiva prática de mercado. Além disso, foque suas atividades na construção de um bom currículo. Ou seja, dê preferência a atividades relacionadas à profissão que você pretende seguir.

Trabalhe o networking desde cedo

Networking é uma habilidade que muitos profissionais negligenciam, acreditando que ele será necessário apenas quando estiver inserido no mercado de trabalho. Muito pelo contrário! É fundamental estabelecer redes de conhecidos, colegas, amigos, entre outros, que estejam a par de seu desenvolvimento profissional e que, no futuro, possam te ajudar a atingir seus objetivos.

Procure conversar sempre com profissionais da área de seu interesse e invista tempo nessas relações. No Brasil, é muito comum que o networking profissional seja o fator decisivo na escolha de processos seletivos. Indicações e recomendações são extremamente valiosas para o sucesso de sua carreira!

Aprenda a fazer marketing pessoal

Marketing pessoal vai além da simples divulgação de seus interesses e qualidade. Ele deve ser praticado diariamente, em várias situações do cotidiano. No ambiente acadêmico, procure passar uma imagem sempre profissional e madura. Em estágios e outras oportunidades de emprego na área, dê o melhor de si na realização de tarefas, pois isso conta muito em sua avaliação como profissional. Além disso, trate seus colegas de equipe com respeito e procureestabelecer laços íntegros e de cooperação com eles.

Qualifique-se como profissional!

De nada adianta ter um plano de carreira ambicioso, se você passa a maior parte do tempo vendo TV no sofá de casa. Corra atrás do maior número de qualificações possíveis para a carreira pretendida. Realize cursos, participe de palestras, escreva trabalhos acadêmicos e invista nas oportunidades profissionais que programas de estágio podem trazer para sua carreira. Todos esses aspectos são importantes para a qualificação de um profissional e contam bastante em processos seletivos.

Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar essas recomendações em prática? Assim fica mais fácil tornar-se um profissional competitivo e atraente para o mercado de trabalho! Ainda tem dúvidas? Deixe aqui seu comentário!

Você pode gostar também
Emprego ou carreira?
Fui demitido… E agora? O que devo fazer? Estou me sentindo perdido!

Deixe um comentário

Seu comentário*

Seu Nome*
Seu Site/Blog

a726bf643856b586fb8b3521e426ee20hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh